
CHAKRA DA BASE
CHAKRAS
OS SETE CENTROS DE ENERGIA
Vitalidade. Todo mundo quer isso, mas no mundo complexo e estressante de hoje, poucos de nós sabemos como capturá-lo – e mantê-lo. Isso porque a verdadeira vitalidade é mais do que uma questão de bom sono, vitaminas e bombear ferro. A verdadeira vitalidade é física, emocional e espiritual.
A vitalidade vem da compreensão do seu recurso natural mais importante: a energia. Isso vem de saber como aproveitar sua fonte de energia. Como eliminar os bloqueios para fazer essa conexão.

Introdução
a Nossa ascensão começa ao nível do solo - o nível do centro de energia conhecido como chakra da base da coluna vertebral, ou base. Tem o nome da sua localização na base da coluna vertebral, mas também é a base (a fundação) do nosso desenvolvimento interno e externo.
No chakra da base, acedemos à força vital que nos anima física e espiritualmente. Esta energia é o poder criativo do Espírito ancorado nos nossos corpos físicos.
O chakra da base representa o ponto onde nos conectamos com o mundo físico, com a natureza e com o nosso ambiente. Equilibrar as energias deste chakra é, portanto, fundamental para a nossa praticidade e eficácia no mundo físico.
Quando usadas em harmonia, as energias puras e vibrantes do chakra da base podem dotar-nos de esperança, alegria, autodisciplina e integridade. Junto com o chakra da alma, a base também engendra a atividade de procriação. Este centro de energia e a sua luz branca estão associados ao planeamento, à busca pela excelência e perfeição e à exteriorização de padrões internos e geometria divina na forma externa.
O chakra básico também está associado à expressão de pureza, harmonia, perfeição, simetria, ordem e integração em campos como música, arte, escultura, arquitetura, tecnologia e matemática.
Uma das razões pelas quais este primeiro centro de energia é fundamental é que sua saúde e vitalidade afetam todos os outros chakras.
A forma como usamos a energia que reside no chakra da base determinará se o potencial dos nossos outros chakras permanece adormecido ou se se torna totalmente desperto. Alguns de nós temos um impulso maior de domínio no chakra básico do que outros, mas neste nível todos somos chamados a aprender certas lições.
Quais são essas lições e iniciações? E como podemos dominar o fluxo de energia através deste centro?
As ideias que estamos prestes a compartilhar consigo são trampolins que pode usar. A sua própria reflexão cuidadosa sobre estes conceitos, à medida que os transporta para a vida diária, aprofundará a sua compreensão de como acelerar, equilibrar e limpar as energias do seu primeiro chakra para expressar mais de seu poder interior.

O CHAKRA DA BASE

COR: Branco
LOCALIZAÇÃO: Base da coluna vertebral
PÉTALAS: 4
EXPRESSÕES POSITIVAS: pureza, esperança, alegria, autodisciplina, integração, perfeição, totalidade, carinho.
EXPRESSÃO DESEQUILIBRADA: desânimo, desesperança, impureza, caos.
PARTE DO CORPO: supra-renais
INSTRUMENTO MUSICAL: tambor, tabla
PEDRA PRECIOSA: diamante, pérola, zircão, cristal de quartzo
TRADIÇÃO ESPIRITUAL: Hinduísmo
ARCANJO: Arcanjo Gabriel

Não podemos evoluir espiritualmente sem ter uma plataforma física segura. Os dois andam de mãos dadas. Às vezes, por causa de nossa educação religiosa, temos a ideia equivocada de que o Espírito é bom e a matéria é ruim, ou que as coisas espirituais são boas, mas o corpo é ruim. Na realidade, tanto o espiritual quanto o material, em seu estado mais elevado, devem ser um reflexo do divino. A matéria vem da palavra latina mater, que significa "mãe". O mundo físico é a mãe porque a matéria é o útero ou cálice no qual o Espírito desce. A matéria é o instrumento do Espírito. Permite que o Espírito se expresse. A matéria é como a flauta e o Espírito como a respiração.
Outro equívoco que podemos ter é que, para sermos espirituais, precisamos escapar do mundo ao nosso redor. Mas a verdadeira espiritualidade não é deixar o mundo físico para trás; é imbuir o mundo físico com o Espírito. É fazer parte do mundo, mas não nos identificarmos tanto com o material a ponto de esquecermos quem somos (seres espirituais) e por que estamos na terra (para expressar nossa espiritualidade de maneira prática enquanto cumprimos nossa razão única de ser e ajudamos os outros).
Sem a nossa flauta - nosso instrumento físico - o Espírito não pode tocar a sua música através de nós. E cada um de nós contém uma música única à espera de ser ouvida. Noutras palavras, ser fundamentado e prático é parte integrante da espiritualidade.

Ao nível do chakra básico, aprendemos a relacionar-nos com o mundo da maneira mais significativa possível. A iniciação neste nível nos pede para cuidar ternamente daqueles por quem somos responsáveis e não negligenciar nossos deveres para com os outros porque estamos "buscando a espiritualidade". Na verdade, nossa espiritualidade exige que entremos na arena física. Exige que integremos o espiritual e o material.
Ramana Maharshi, um dos grandes professores espirituais da Índia moderna, certa vez repreendeu um aluno que queria desistir de seu emprego e família para servir a Deus. Ele disse: "Renúncia não significa doar seu dinheiro ou abandonar sua casa. . . . Não: um verdadeiro renunciante realmente se funde no mundo e expande seu amor para abraçar o mundo inteiro. É como a fábula de Esopo sobre o astrônomo que vagava pela cidade todas as noites estudando os céus.
Uma noite, enquanto ele estava olhando para o céu, ele caiu em um poço profundo. O vizinho que finalmente ouviu seus gritos disse: "Por que sondar os céus quando você não pode nem ver o que há aqui na terra?"
CUIDE DO SEU CORPO

Outra lição que aprendemos no nível do chakra da base é ter uma visão positiva do nosso corpo e construir uma relação de trabalho com o nosso corpo. Quando temos uma consideração saudável pelo mundo físico e pelos nossos próprios corpos físicos, tornamo-nos um parceiro muito melhor com o Espírito. Se quisermos cumprir a nossa missão única na vida, precisamos de ser fortes nos níveis mental, emocional, espiritual e físico. Deus quer que cuidemos do nosso corpo – ouçamos o que o nosso corpo nos está a dizer e entendamos o que ele precisa. Cada um de nós tem necessidades diferentes. O seu melhor amigo pode comer uma sobremesa maravilhosamente rica depois do almoço, mas a mesma sobremesa pode deixá-lo no chão pelo resto do dia. Ele pode ficar acordada metade da noite, mas para si simplesmente não pode fazer isso.
Cuidar de si mesmo cultivando uma atitude positiva em relação ao seu corpo, reservando tempo para se nutrir, o exercício e o descanso de que precisa e obter bons conselhos de profissionais de saúde, quando necessário pode ajudá-lo a ficar em forma espiritualmente. Em níveis energéticos, a razão pela qual é importante prestar atenção ao físico é que a condição do nosso corpo determina em parte quanta energia somos capazes de reter. Se você pudesse conectar uma lâmpada de mesa de 120 volts a uma tomada de 240 volts, a lâmpada queimaria.
Da mesma forma, Deus não permitirá que um flash de luz de 240 volts passe por através de si se o cálice do seu corpo só for capaz de receber uma carga de luz de 120 volts. O nosso cuidado com o físico inclui não apenas o nosso corpo, mas a nossa base física. A nossa casa e o nosso ambiente de trabalho são extensões e expressões da nossa alma - os cadinhos nos quais forjamos o trabalho da nossa vida.
"Cuidar das nossas casas reais", diz o psicoterapeuta e autor Thomas Moore, "também é cuidar da alma. Não importa quão pouco dinheiro tenhamos, podemos estar atentos à importância da beleza nas nossas casas." Quanto mais elevados formos pelo nosso ambiente, mais criativos e realizados seremos.
PRATIQUE A CIÊNCIA DA PALAVRA FALADA

Como cuidar do meu corpo físico?
Um espaço sagrado ajudá-lo-á a conectar-se com o seu coração. É o lugar onde vamos para criar mudanças e transformações.
Pode montar esse local, mesmo que seja num canto do seu quarto ou sala. Encontre um lugar especial na sua casa onde possa montar um Espaço Sagrado. Pode adorná-lo com o que é espiritualmente significativo e inspirador para si, como velas, cristais, flores ou plantas.

Mãe Maria para o(a) ajudar
Uma imagem ou estátua da Mãe Maria irá ajudá-lo(a) nas suas meditações.
Mãe Maria deu-nos uma oração como o seu rosário da nova era para a Era de Aquário. Se fizer esta oração com devoção, ela ajudá-lo(la)-á a elevar a energia Kundalini da Mãe Divina, armaze-nada no chakra da base, até ao chakra da coroa.
Por favor, feche os olhos e medite no seu coração enquanto recita a Ave Maria:
Ave Maria, cheia de graça.
O Senhor é contigo.
Bendita és tu entre as mulheres e
bendito é o fruto do teu ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós, filhos e filhas de Deus,
agora e na hora da nossa vitória
sobre o pecado, a doença e a morte.

Mantra para a Ressurreição da Luz Interior
Ao dizer a seguinte afirmação, veja e sinta a luz dentro de si como uma suavidade de madrepérola a banhar o seu corpo num brilho suave e abundante. Veja a luz a cercar cada célula e átomo do seu corpo, tornando-se cada vez mais branco. À medida que as células e átomos aceleram, eles começam a girar - libertando a luz branca para limpar e energizar o seu corpo, mente e emoções.
Ao recitar esta afirmação, fique de pé com os braços levantados sobre a cabeça. Imagine que está a direcionar a energia que está a subir pela rede dos seus chakras de volta para Deus.
EU SOU a ressurreição e a vida de cada célula e átomo do meu ser agora manifestado!
Repita a afirmação várias vezes, em múltiplos de três.